Agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais factores que afectam quer a mudança social quer a evolução dos percursos individuais e sendo capaz de mobilizar saberes relativos à ciência e a dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante variadas questões.
O último núcleo gerador de CLC, denominado Saberes Fundamentais, aparentemente sempre se afigurou o mais difícil de abordar, de compreender... A sua descoberta vai-se fazendo ao longo do processo, na partilha e no entendimento que se faz, em conjunto com os adultos, das várias experiências de vida. Este grande tema, como o próprio nome indica, compõe-se de saberes fundamentais, essenciais à compreensão do outro, do mundo, mas também de nós próprios. Esses saberes são adquiridos não só na herança genética que cada um de nós adquire aquando da concepção, mas sobretudo das vivências que vamos tendo, desde a mais tenra idade, mas também do efeito que os outros podem ter em nós, naquilo que somos. Os olhos com que observamos o que nos rodeia são únicos e embora vejamos muito, apenas retemos algumas coisas, mas tudo deixa traços em nós... Ou seja, somos reflexo do que vivemos, do que vemos. É essa a compreensão que aqui se faz deste núcleo, traduzida nos quatro domínios que o constituem.
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