segunda-feira, 1 de setembro de 2008

NG7 - DR4 - Leis e Modelos Científicos

Competência
Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.
Desde sempre o homem sofreu influências do meio que o rodeia , da família, dos amigos, da escola, do maior ou menor acesso que tem a bens culturais, como a música, a pintura ou o cinema. Neste âmbito, basta recordar o significado que o movimento hippie teve ao nível não só da música mas também político, alertando consciências, levando à acção, mas também a uma maior abertura moral ao nível das relações humanas. No entanto, a maior força de modelação ou manipulação pertence aos meios de comunicação social, nomeadamente à televisão. Esta surge como uma influência, como factor de mudança no telespectador, porque este se identifica com o que vê, ou seja, ao seu modo de vida e até aos seus valores. Há pois, nestes casos, uma aprendizagem social, não por experiência própria/ directa, mas por observação. Devido à diversidade de programas, transversais a todos os gostos e grupos sociais, a televisão é uma das maiores forças de comunicação/ manipulação de massas, produzindo e reproduzindo relações/ comportamentos sociais.
O maior exemplo daquilo que acabamos de afirmar são as telenovelas. Estas influenciaram de forma decisiva os valores e as atitudes das novas gerações, relativamente às do passado. Com elas, surgiram novas formas de socialização antes mal aceites; se no passado uma mulher tivesse mais do que um namorado era conotada de namoradeira ou com outros epítetos...., hoje aceita-se este tipo de atitude como normal, já que está em questão a procura do parceiro ideal. Embora incidamos mais sobre a educação poderiamos considerar o cinema (intervenção), o teatro (intervenção; revista), a música (como denúncia), a fotografia (foto-reportagem) como factores de dinâmicas sociais.



Critérios de evidência:

Cultura: Sou capaz de actuar reconhecendo que a evolução das sociedades resulta de processos de mudança social e identificando os principais factores de a influenciam.
Proposta de Trabalho: Um dos principais agentes da mudança social é, como bem sabemos, a cultura e, dentro desta, a educação. Pois, se é verdade que o «processo de socialização» permite a aquisição dos modelos culturais vigentes numa determinada sociedade e que o «génio criador» do homem permite que este se vá gradualmente distanciando dos mesmos, não deixa de ser igualmente verdade que só pela educação o homem é capaz de transformar a sociedade em que vive, de forma crítica e lúcida, seja pela mudança de atitudes e valores culturais, seja pela criação de novas condutas sociais. Deste modo, proponho-lhe que reflicta nas grandes mudanças culturais que ocorreram na sociedade actual, comparativamente com a dos seus pais ou avós.

Língua: Sou capaz de actuar nas sociedades contemporâneas, tendo em conta que a língua é um elemento constituinte do universo em que vivemos e compreendendo o seu papel na expressão da evolução do pensamento e das mentalidades bem como da evolução científica e tecnológica.
Proposta de Trabalho: A língua é um dos principais factores de desenvolvimento científico e tecnológico, assim como da evolução do pensamento e das mentalidades. Pois, se não existe outro meio de comunicação senão através da língua, então a evolução das mentalidades tem de passar obrigatoriamente por este veículo essencial à comunicação humana. Não estranha, portanto, que os jornais, as revistas e os livros que lemos, adquiram um papel tão fundamental na formação do nosso pensamento, que vai evoluindo ao longo dos anos. Partindo deste pressuposto, identifique os jornais e revistas que mais gosta de ler e de que forma é que essa leitura o foi influenciando na sua percepção do mundo. Se desejar, poderia fazer ainda um pequeno resumo de uma obra literária que já tenha lido, referindo o que considerou mais importante da sua leitura e o que aprendeu com ela.


Comunicação: Sou capaz de actuar nas sociedades contemporâneas, identificando as teorias fundamentais dos sistemas de comunicação (um para um, um para muitos, muitos para muitos, e em rede) e tendo consciência do carácter instrumental dos media e da eficácia do seu poder.

Proposta de Trabalho: Seleccione três tipos de programas do seu agrado (televisivos, radiofónicos, ...). A partir dos mesmos distinga diferentes formas de comunicação, consoante o objectivo pretendido: contacto directo/ pessoal (diálogo, telemóvel...); persuasão/ manipulação (publicidade, campanhas políticas...); informação (debate, reportagem, entrevista...), etc.Assim, tendo em conta tudo isto reflicta (dando exemplos) no poder que os meios de comunicação social têm na sociedade, nas pessoas, influenciando-as na sua forma de agir/reagir, de estar, de pensar ( por exemplo a publicidade, as campanhas políticas...).

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