segunda-feira, 1 de setembro de 2008

NG7 - DR3 - Ciência e Controvérsias públicas

Competência


Formular opiniões críticas, mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.


Uma das mais importantes formas de afirmação que o indivíduo tem é através da palavra, pois esta é o reflexo da sua cultura, dos seus saberes e também do seu carácter. A palavra - escrita ou oral - é o reflexo do seu próprio emissor, pois espelha o que sabe e o que não sabe. Não admira pois que por vezes nos surpreendamos com a capacidade que alguns têm de se expressar, de falar, de convencer os outros. Mas também nos admiramos com o contrário, sobretudo quando é alguém que supostamente deveria possuir o dom da palavra... Para nos conseguirmos expressar de forma loquaz, convincente, é muito importante o domínio que temos dos conteúdos, dos temas, a cultura geral que possuimos e claro, a capacidade de argumentação! Assim, a todo o momento, a sociedade exige a nossa mobilização enquanto cidadãos para tomarmos partido, para agirmos, para intervirmos com a expressão da nossa opinião, tornando-nos (co)responsáveis em muitas das decisões que se tomam quer a nível local, quer a nível nacional.



Programa Prós e Contras dedicado ao tema do aborto



Critérios de evidência:



Cutura: Sou capaz de actuar perante debates públicos reconhecendo a multiplicidade de instituições, agentes e interesses em presença.
Proposta de Trabalho: Identifique a nível nacional ou local uma intervenção (obra, painéis de azulejos, monumentos, espaços públicos...) que tenha gerado polémica, pelo facto de não ser bem aceite pelas pessoas que aí vivem ou por ser demasiado vanguardista, talvez desenquadrada do espaço circundante e por isso controversa. Não se esqueça que este tipo de intervenção é sempre avaliada de duas formas: os que estão de acordo e os que estão em desacordo. Para isso conta também a idade e a cultura de cada um, ou seja, para uma pessoa com mais idade, que tenha vivido sempre no mesmo local, será mais difícl de aceitar a alteração, por exemplo, da traça tradicional da igreja matriz local.
Poderá também abordar este tema de outro ângulo, explorando por exemplo uma lei, um assunto que tenha gerado polémica, obrigando a uma tomada de posição, a assumir uma opinião/ um dos lados...(co-incineração, aborto, eutanásia, pena de morte, etc.).


Língua: Sou capaz de actuar individual e/ou colectivamente entendendo a língua e sua utilização – língua portuguesa e/ou língua estrangeira – como forma de intervenção cívica e social e campo de conhecimento científico.

Proposta de Trabalho: Recorde um qualquer momento da sua vida em que tenha sido necessário participar/intervir com a sua opinião, de modo a impedir algo com que não concordava ou que tenha que ter defendido os seus interesses, o seu ponto de vista, por exemplo num tema de interesse nacional - regra geral polémico -, local, na escola do seu filho (por exemplo um projecto de trabalho de âmbito escolar)...Como preparou a sua intervenção? Respeitou a opinião e o tempo de resposta de cada um? Como estruturou a sua argumentação? Pensou numa forma de captar a atenção do(s) seu(s) interlucutor(es), usando por exemplo materiais de apoio? Organize a sua reflexão de forma corente, bem estruturada, ilustrando com exemplos que evidenciem realmente que detém esta competência linguística.




Comunicação: Sei actuar nas sociedades contemporâneas reconhecendo o papel central dos sistemas de comunicação nas formas de intervenção e construção da opinião pública mundial?

Proposta de trabalho: Que meios utilizou para recolher informação, de modo a fundamentar bem a sua intervenção (textos informativos/ jornalísticos; científicos/ técnicos...), para expressar os seus pontos de vista? Soube depois expressá-los? De que forma? (debate público, folhetos informativo, porta-à porta, blog...). Adaptou o seu registo oral/ escrito de acordo com os intervenientes/ interlocutores? (tipo de linguagem utilizada, cuidada, familiar, científica/ técnica, etc.).

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