Agir em contextos diversificados conseguindo identificar os principais factores que afectam quer a mudança social quer a evolução dos percursos individuais e sendo capaz de mobilizar saberes relativos à ciência e a dinâmicas institucionais de modo a poder formular opiniões críticas perante variadas questões.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
NG7 - Saberes Fundamentais
NG7 - DR1 - O Elemento
Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação.
Critérios de evidência
Cultura: Sei actuar tendo em conta que os percursos individuais são afectados por condições sociais e que as trajectórias se (re)constroem a partir da vivência de diversos contextos e da reconfiguração da posse de diferentes recursos.
Comunicação: Sei actuar face aos modelos de processo de comunicação pública, identificando as diferentes intenções do emissor e os efeitos produzidos no receptor.
Para perceber bem a importância que a boa e/ ou má comunicação podem ter nas relações que estabelecemos ou no entendimento do que nos rodeia, delicie-se com a conversa de surdos do vídeo dos Gato Fedorento.
NG7 - DR2 - Processos e métodos científicos
Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação.
No âmbito profissional deparamo-nos todos os dias com novos desafios, novas aprendizagens. Neste sentido, a todo o momento somos sujeitos a situações que nos permitem desempenhar melhor as nossas tarefas.Uma das formas de melhorar o nosso desempenho passa pela aferição do que fazemos bem ou menos bem, ou seja, no fundo como uma diagnose, seja em termos de método de trabalho, de índices de produtividade, seja de formação, etc. Assim, são produzidos/aplicados vários instrumentos de trabalho, como inquéritos, entrevistas, sondagens, observação directa, etc, que permitem apurar por exemplo o grau de satisfação de um participante num workshop de escrita criativa, ou de um espectador num festival de artes circenses.
Critérios de evidência
Proposta de trabalho: Tendo em conta o que foi dito anteriormente, recorde uma qualquer situação em que tenha preenchido um inquérito relativo a um espectáculo a que assistiu, sobre um filme que viu, sobre cultura geral? O que pensa quando os preenche? Ou não o faz? E porquê? Acha que este tipo de inquéritos é relevante?Pode ajudar a melhorar um serviço ou acha-os inúteis? -
Língua: Sou capaz de actuar em contextos profissionais diversos, tendo em conta os diferentes tipos de texto e as suas características (literário/não literário, autobiográfico, argumentativo, expositivo, descritivo, etc.) e a sua correcta utilização em língua portuguesa e/ ou estrangeira. Proposta de Trabalho: Alguma vez lhe aconteceu ler um artigo numa revista ou um livro que lhe permitiu entender melhor algum aspecto na sua profissão, devido a alguma semelhança com alguma situação da sua vida profissional. Que tipo de texto era?De uma revista? Que tipo de livro?Diga porque se identificou com essa realidade.
Comunicação: Sou capaz de actuar no mundo global, compreendendo como os diferentes suportes e meios de comunicação fizeram evoluir as inserções profissionais e os modos de trabalhar e produzir riqueza.
NG7 - DR3 - Ciência e Controvérsias públicas
Critérios de evidência:
Cutura: Sou capaz de actuar perante debates públicos reconhecendo a multiplicidade de instituições, agentes e interesses em presença.
Proposta de Trabalho: Identifique a nível nacional ou local uma intervenção (obra, painéis de azulejos, monumentos, espaços públicos...) que tenha gerado polémica, pelo facto de não ser bem aceite pelas pessoas que aí vivem ou por ser demasiado vanguardista, talvez desenquadrada do espaço circundante e por isso controversa. Não se esqueça que este tipo de intervenção é sempre avaliada de duas formas: os que estão de acordo e os que estão em desacordo. Para isso conta também a idade e a cultura de cada um, ou seja, para uma pessoa com mais idade, que tenha vivido sempre no mesmo local, será mais difícl de aceitar a alteração, por exemplo, da traça tradicional da igreja matriz local.
Poderá também abordar este tema de outro ângulo, explorando por exemplo uma lei, um assunto que tenha gerado polémica, obrigando a uma tomada de posição, a assumir uma opinião/ um dos lados...(co-incineração, aborto, eutanásia, pena de morte, etc.).
Língua: Sou capaz de actuar individual e/ou colectivamente entendendo a língua e sua utilização – língua portuguesa e/ou língua estrangeira – como forma de intervenção cívica e social e campo de conhecimento científico.
Proposta de Trabalho: Recorde um qualquer momento da sua vida em que tenha sido necessário participar/intervir com a sua opinião, de modo a impedir algo com que não concordava ou que tenha que ter defendido os seus interesses, o seu ponto de vista, por exemplo num tema de interesse nacional - regra geral polémico -, local, na escola do seu filho (por exemplo um projecto de trabalho de âmbito escolar)...Como preparou a sua intervenção? Respeitou a opinião e o tempo de resposta de cada um? Como estruturou a sua argumentação? Pensou numa forma de captar a atenção do(s) seu(s) interlucutor(es), usando por exemplo materiais de apoio? Organize a sua reflexão de forma corente, bem estruturada, ilustrando com exemplos que evidenciem realmente que detém esta competência linguística.
Comunicação: Sei actuar nas sociedades contemporâneas reconhecendo o papel central dos sistemas de comunicação nas formas de intervenção e construção da opinião pública mundial?
Proposta de trabalho: Que meios utilizou para recolher informação, de modo a fundamentar bem a sua intervenção (textos informativos/ jornalísticos; científicos/ técnicos...), para expressar os seus pontos de vista? Soube depois expressá-los? De que forma? (debate público, folhetos informativo, porta-à porta, blog...). Adaptou o seu registo oral/ escrito de acordo com os intervenientes/ interlocutores? (tipo de linguagem utilizada, cuidada, familiar, científica/ técnica, etc.).
NG7 - DR4 - Leis e Modelos Científicos
Cultura: Sou capaz de actuar reconhecendo que a evolução das sociedades resulta de processos de mudança social e identificando os principais factores de a influenciam.