domingo, 5 de outubro de 2008

NG6 - DR3 - Administração, Segurança e Território

Competência


Identificar sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados.


A identidade de um país evidencia-se pela coesão expressa por uma variedade de serviços, de bens acessíveis a todos, maioritariamente tutelados pelo Estado. Esses serviços permitem a todos, em qualquer ponto do país, usufruir da segurança de pessoas e bens, de vias de comunicação e de transporte, de produtos culturais como exposições, cinemas, museus. Grande parte destes serviços estão sobre o domínio do Estado, tutelados, por exemplo, pelo Ministério da Cultura ou pelo Ministério da Administração Interna..., apresentando cada um programas específicos, de acordo com as suas competências; no caso de MC uma agenda cultural e no caso do MAI um programa de prevenção rodoviária.

A capacidade de cada cidadão usar esses serviços está directamente relacionada com o exercício de cidadania, expressa na procura da cultura e da educação, reflectindo-se também a posteriori num maior ou menor grau de civismo - civilidade - e educação.


Critérios de evidência:


Cultura: Sou capaz de actuar perante as questões relativas à administração do território
compreendendo que as diferentes redes nacionais de equipamentos culturais promovem o ordenamento e a coesão territorial.


Proposta de trabalho: Na sua área de residência, seja a nível local, concelhio ou distrital, terá certamente um teatro, um cinema, um museu, ou vários. Faça a listagem de todos esses serviços e verifique se os mesmos são tutelados por uma entidade privada ou pública, se são específicos da sua região ou se fazem parte de uma rede que cobre todo o território português.

Recorde a última vez que assistiu a uma peça de teatro, que foi ao cinema e que visitou uma exposição. Há muito que não o faz? Porquê? A partir daqui reflicta sobre a temática cultural, apontando os pontos fortes e fracos das políticas culturais em Portugal.






Língua: Sou capaz de actuar individual e/ou colectivamente através da descodificação de informação institucional sobre questões de administração do território (mapas, sinalização, legislação, etc.).
Proposta de trabalho: Desde sempre que o país tem uma política administrativa bem definida a nível cultural e de segurança do território, difundida através de muitos meios de comunicação social, através de outdoors, cartazes, folhetos, desdobráveis, campanhas de publicidade institucional, etc. Dependendo da finalidade, as mensagens são diferenciadas e estruturadas de diferente forma (texto injuntivo-instrucional), com terminologias diversas, mas todos com o mesmo fim: incitar à acção, impor regras, fornecer indicações, instruções.

Deste modo, a partir de uma situação concreta, ligada à interpretação da sinalética da estrada, de uma mensagem duvidosa presente num cartaz de uma das múltiplas campanhas de prevenção rodoviária, de um acidente, recorde uma situação em que tenha sido importante saber gerir uma situação de tensão, na qual a capacidade do diálogo e da comunicação tenha sido essencial para se chegar a um consenso.

Comunicação: Sou capaz de actuar civicamente compreendendo as diferentes formas e conteúdos de comunicação do Estado com os seus cidadãos, em matérias de administração do território.
Proposta de trabalho: A partir da observação de duas campanhas publicitárias (alerto que as mesmas são chocantes, mas não tanto como a realidade que retratam), em francês e espanhol, incito-o a reflectir sobre a violência do conteúdo e sobre a justificação ou não da sua vertente pedagógica. A seguir, reflicta sobre os resultados












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