domingo, 5 de outubro de 2008

NG6 - DR1 - Arquitectura e Construção

Competência:


Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer.
A habitação é uma questão que muita preocupa os portugueses, pois ao lado da ambição profissional e familiar surge quase sempre a de possuir casa própria. Numa economia de mercado, onde os salários estão directamente dependentes das flutuações dos mercados financeiros, há que dominar todo um conjunto de informação relativa à finança, à construção e à arquitectura, de forma a fazer as perguntas adequadas e a obter as respostas pretendidas, sem subterfúgios ou mal entendidos. Só assim conseguiremos adequar os nossos rendimentos à casa sonhada, sem abdicar de um conjunto de critérios que concorrem para que aquela, seja a casa ideal. Essa casa será tanto mais a casa sonhada quanto mais tivermos prestado atenção ao espaço onde a mesma está integrada, se há ou não um plano de desenvolvimento sustentável, se há zonas verdes que promovam o recreio, o convívio, práticas de desporto, enfim, equipamentos que caracterizam aquilo que consideramos corresponder a qualidade de vida.

Construção sustentável




Cultura: Sou capaz de actuar perante o planeamento e edificação de espaços habitacionais identificando condições que permitam o desenvolvimento de diversas práticas de lazer e contribuam para uma maior qualidade de vida.
Proposta de trabalho: Aquando da compra da sua casa, preocupou-se com os espaços de lazer envolventes ? Quais os critérios que definiu como exigíveis para ai poder habitar? Antes da compra ou da construção da sua casa preocupou-se em saber quais os equipamentos culturais, de recreio e desportivos acessíveis à sua área de residência? Ou não teve isso em linha de conta por não os considerar relevantes? Existe na sua cidade, vila ou aldeia um mau exemplo daquilo que considera ser má arquitectura ou um espaço de habitação mal concebido? Justifique as suas razões.



Língua: Sou capaz de actuar em contexto privado tendo em conta a terminologia específica e seus significados em situações relacionadas com a construção e arquitectura.
Proposta de trabalho: Aquando da construção ou da compra da sua casa conseguiu interpretar e compreender a linguagem inerente à sua planta, bem como toda a terminologia de um caderno de encargos? No relacionamento com o arquitecto, empreiteiro, conservatória e finanças dominou com facilidade todos os termos técnicos?



Comunicação: Sou capaz de actuar em situações privadas de construção e arquitectura através do estabelecimento de comunicação eficaz com operários e técnicos especializados, com vista ao esclarecimento de um pedido ou resolução de situações de incumprimento.
Proposta de trabalho: Reconte uma situação em que tenha feito valer o seu ponto de vista aquando de uma alteração na sua casa ou espaço envolvente e que considerou ser pertinente, evidenciando os argumentos utilizados e a sua validade.

















Sem comentários: