Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação.

Se num primeiro olhar - culturalmente falando - por vezes pareça difícil operacionalizar esta competência, ela acaba por estar presente, todos os dias, na nossa vida, se não directamente, indirectamente... Ou seja, nas nossas actividades profissionais, no nosso local de trabalho, somos avaliados de várias formas, seja através de documentos escritos (de auto e hetero-avaliação), seja através de outros suportes, que podem passar pelo controlo da assiduidade/ pontualidade, é o caso dos cartões de ponto. Assim, todas estas formas de recolher informação servem para melhorar o funcionamento de determinadas instituições que operam no campo cultural: cinemas, centros culturais, livrarias, teatros, associações culturais, escolas, etc. Ao utilizarmos todos estes suportes, nós estamos sempre em contacto com várias tipologias textuais, literárias ou não; a própria leitura que fazemos de determinadas obras literárias, onde a componente autobiográfica é muito grande, pode ser também uma forma de melhorarmos competências profissionais, já que a experiência dos outros é muitas das vezes a melhor forma de complementar a nossa actividade, as lacunas que por vezes sentimos. No fundo, é estabelecer a ponte entre a teoria e a prática, ou seja, com a escola da vida.
Critérios de evidência
Cultura: Sou capaz de actuar em contextos profissionais identificando o que são procedimentos científicos e diferentes métodos de produção de conhecimento sobre temáticas relacionadas com a cultura.
Proposta de trabalho: Tendo em conta o que foi dito anteriormente, recorde uma qualquer situação em que tenha preenchido um inquérito relativo a um espectáculo a que assistiu, sobre um filme que viu, sobre cultura geral? O que pensa quando os preenche? Ou não o faz? E porquê? Acha que este tipo de inquéritos é relevante?Pode ajudar a melhorar um serviço ou acha-os inúteis? -

. .
Língua: Sou capaz de actuar em contextos profissionais diversos, tendo em conta os diferentes tipos de texto e as suas características (literário/não literário, autobiográfico, argumentativo, expositivo, descritivo, etc.) e a sua correcta utilização em língua portuguesa e/ ou estrangeira. Proposta de Trabalho: Alguma vez lhe aconteceu ler um artigo numa revista ou um livro que lhe permitiu entender melhor algum aspecto na sua profissão, devido a alguma semelhança com alguma situação da sua vida profissional. Que tipo de texto era?De uma revista? Que tipo de livro?Diga porque se identificou com essa realidade.
Comunicação: Sou capaz de actuar no mundo global, compreendendo como os diferentes suportes e meios de comunicação fizeram evoluir as inserções profissionais e os modos de trabalhar e produzir riqueza.

Sem comentários:
Enviar um comentário